Descrição dos Serviços Externos de Higiene e Segurança no Trabalho

Proceder á informação técnica sobre as medidas de prevenção relativas ás instalações, locais, equipamentos e processos de trabalho; riscos para a segurança e saúde, bem como sobre as medidas de prevenção e protecção;


Identificar e avaliar os riscos para a segurança e saúde no local de trabalho e proceder ao controlo periódico da exposição a agentes químicos, físicos e biológicos;

Realizar estudos de risco em função da introdução de novos equipamentos;

Planear a prevenção, integrando a avaliação dos riscos e as respectivas medidas de prevenção;

Formar e sensibilizar os trabalhadores para os riscos dos respectivos postos de trabalho;

Elaborar um programa de prevenção de riscos profissionais;

Proceder a estudos ergonómicos, relativamente à adaptação funcional dos trabalhadores em geral e dos trabalhadores portadores de deficiência, doença crónica ou doença profissional aos postos de trabalho;

Organizar os meios destinados à prevenção, protecção e coordenação das medidas a adoptar em caso de perigo grave e eminente;

Afixar a sinalização de segurança nos locais de trabalho;

Seleccionar os meios de protecção individual;

Analisar os acidentes de trabalho e as doenças profissionais;

Recolher e organizar os elementos estatísticos relativos à segurança e saúde na empresa;

Coordenar inspecções internas de segurança sobre o grau de controlo e sobre a observância das normas e medidas de prevenção nos locais de trabalho;

Elaborar o relatório anual da actividade para o ISHST.