Descrição dos Serviços Externos de Higiene e Segurança no Trabalho Proceder á informação técnica sobre as medidas de prevenção relativas ás instalações, locais, equipamentos e processos de trabalho; riscos para a segurança e saúde, bem como sobre as medidas de prevenção e protecção; Identificar e avaliar os riscos para a segurança e saúde no local de trabalho e proceder ao controlo periódico da exposição a agentes químicos, físicos e biológicos; Realizar estudos de risco em função da introdução de novos equipamentos; Planear a prevenção, integrando a avaliação dos riscos e as respectivas medidas de prevenção; Formar e sensibilizar os trabalhadores para os riscos dos respectivos postos de trabalho; Elaborar um programa de prevenção de riscos profissionais; Proceder a estudos ergonómicos, relativamente à adaptação funcional dos trabalhadores em geral e dos trabalhadores portadores de deficiência, doença crónica ou doença profissional aos postos de trabalho; Organizar os meios destinados à prevenção, protecção e coordenação das medidas a adoptar em caso de perigo grave e eminente; Afixar a sinalização de segurança nos locais de trabalho; Seleccionar os meios de protecção individual; Analisar os acidentes de trabalho e as doenças profissionais; Recolher e organizar os elementos estatísticos relativos à segurança e saúde na empresa; Coordenar inspecções internas de segurança sobre o grau de controlo e sobre a observância das normas e medidas de prevenção nos locais de trabalho; Elaborar o relatório anual da actividade para o ISHST. |